O futuro da energia vai chegar através da tecnologia e da sustentabilidade
Modernizar as nossas refinarias através do RefTop garante a energia que você quer e o cuidado com o meio ambiente que o planeta precisa.

Refinaria Henrique Lage em São José dos Campos
Um programa para melhorar a confiabilidade, produtividade, desempenho operacional e energético das nossas refinarias, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e o nosso próprio consumo de gás natural, além de garantir a produção de produtos cada vez mais sustentáveis para o mercado. Esse é o RefTop, uma iniciativa lançada em 2021, com a intenção de nos colocar entre as melhores empresas de refino do mundo, com investimentos de mais de um bilhão de dólares até 2030.
Regap: avanço em produção de energia mais sustentável
A Regap (Refinaria Gabriel Passos) é responsável pelo abastecimento de boa parte de Minas Gerais e, eventualmente, Espírito Santo. Com área total de 12.800.000 m², sua estrutura está distribuída nos três municípios mineiros: Betim, Sarzedo e Ibirité. É, assim, o nosso principal ativo em Minas Gerais.
A Regap produz:
- Combustível Marítimo (bunker)
- Querosene de aviação (QAV)
- Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
- Asfaltos
- Coque Verde de Petróleo
- Óleos Combustíveis
- Enxofre
- Resíduo Aromático
Em 2024, a empresa bateu recorde na produção de diesel (mais de 4 mil m3) e hidrotratamento de médios, um processo com objetivo de reduzir impurezas no petróleo para obtenção de combustíveis mais sustentáveis. Dessa forma, a Regap contribuiu para nossos avanços na transição energética justa. Até o final de 2025, a refinaria ainda deve inaugurar a usina fotovoltaica, mais um passo para um processo operacional com menos emissão de carbono.
O resultado foi possível graças ao foco em excelência operacional e inovação tecnológica. Com o avanço do RefTop, a Regap tende a trazer resultados ainda mais positivos.
Revap: no caminho da transição energética justa
Iniciando suas operações em 1980 na cidade de São José dos Campos, a REVAP tem hoje um papel muito importante no processo de descarbonização do nosso refino, recebendo investimentos para que possa receber tanto petróleo quanto etanol, óleo vegetal e outras matérias-primas, como parte da nossa jornada rumo à uma transição energética justa.
Entre essas ações, três projetos têm maior destaque. O primeiro deles é a produção de Diesel S10, que reduz a emissões de enxofre para o cliente e também aquelas relacionadas à operação da refinaria.
Também estamos produzindo combustível de aviação com pegada de carbono até 10% menor do que a média do mercado, além de ter uma parcela renovável, que irá reduzir as emissões de CO2 em cerca de 37 mil toneladas por ano. Por fim, a refinaria irá processar o chamado "Eteno verde", uma substância verde e renovável, que substitui os derivados de petróleo na fabricação de plástico.
Recap: tradição e modernidade
Prestes a completar 70 anos, a RECAP, fundada na cidade de Capuava em 1954, atualmente processa quase 100% de todo o óleo extraído no pré-sal e tem uma das maiores capacidades de entrega de GLP do Brasil, mas está recebendo investimentos para buscar resultados ainda melhores.
Resultados que já estão sendo alcançados, como o aumento de 6% na eficiência energética e a redução de 7% nas emissões de gases, provando que é possível unir eficiência, produção e sustentabilidade, e que mesmo uma das refinarias mais antigas do Brasil pode sim ser referência em tecnologia e produtividade.
Um processo de investimento e melhoria que já atinge todas as nossas refinarias, e que através da troca de experiências e adoção de melhores práticas, está nos ajudando a atingir os melhores padrões da indústria em termos de eficiência operacional, custos, qualidade dos produtos e impacto ambiental.
Replan: a Refinaria do Ano de 2024
Com iniciativas alinhadas ao programa de Transição Energética Justa, as operações da refinaria devem se tornar ainda mais sustentáveis com a entrada em operação da nova unidade de tratamento de diesel (U-5283), que aumentará em 10.000m³/dia a produção de diesel de baixo teor de enxofre (em 2025) e o início do funcionamento da Usina Fotovoltaica (em 2026).
RefTop e transição energética justa
O programa RefTop tem como um dos principais resultados maior eficiência nas refinarias, com menor uso de energia no processo de produção de petroquímicos. Por isso, é um projeto relevante para a transição energética justa. Ainda não sabe claramente do que se trata o conceito? Acesse a página especial sobre transição energética justa!
Leia também








Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: