Conheça fontes de energias renováveis, seu papel e exemplos

Energias renováveis, como solar e eólica, são vitais para o futuro sustentável, ofertando alternativas limpas e inesgotáveis.

Atualizado em 15/07/2025

Postado em 05/09/2024

Texto copiado!
A transição gradual para energias renováveis é fundamental para gerar uma energia mais limpa e sustentável.

Enfrentando desafios das mudanças climáticas e a escassez de recursos, o mundo volta-se para as energias renováveis, soluções sustentáveis que prometem reduzir emissões e mitigar o aquecimento global. Caracterizadas pela regeneração rápida e menor impacto ambiental, estas fontes estão no centro do processo de transição energética, impulsionadas por avanços tecnológicos, redução de custos e políticas governamentais de incentivo.

Nesse contexto, as tecnologias de energia renovável apresentam-se não apenas como alternativas ambientalmente amigáveis, mas também como motores de uma nova economia verde. Em 2020, por exemplo, as energias renováveis experimentaram o crescimento mais rápido em duas décadas, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). Este movimento global não só demonstra um compromisso com a proteção ambiental, mas também oferece novas oportunidades sociais e econômicas.

O que é energia renovável?

Energia renovável é aquela gerada a partir de fontes naturais que se renovam continuamente no ambiente, como sol, vento, água, biomassa e calor geotérmico. Essas fontes são inesgotáveis em escala humana, oferecendo uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, por exemplo, que são limitados e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

Quais as vantagens e desvantagens das fontes renováveis?

As principais vantagens das fontes renováveis estão relacionadas diretamente ao menor impacto ambiental causado por elas. Mas ainda há algumas desvantagens atreladas, que aparecem como desafios a serem superados na busca pela transição energética.

Veja um comparativo entre as energias renováveis e não renováveis.

Infográfico textual mostrando vantagens, desvantagens e exemplos de energias renováveis e não renováveis.
Diversificar as fontes de energia é um caminho para fortalecer as vantagens de cada uma.

Quais as principais fontes de energias renováveis?

Você sabia que, atualmente, 84% de toda energia elétrica do Brasil já vem de fontes renováveis? Esse é um número muito superior à média global. Mas você sabe quais são as energias renováveis? Veja as principais.

Qual a importância das energias renováveis?

As energias renováveis são essenciais para a transição energética global, movimento que busca substituir fontes de energia poluentes por alternativas mais limpas e sustentáveis. Elas reduzem a dependência de combustíveis fósseis e contribuem para o combate às mudanças climáticas, além de ter potencial de gerar empregos e impulsionar inovações tecnológicas.

O desenvolvimento de projetos locais de energias renováveis também pode ajudar a promover o acesso à eletricidade em áreas remotas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a transição para essas energias é fundamental para promover a segurança energética e incentivar o desenvolvimento de uma economia verde e sustentável.

Uso de energias renováveis na Petrobras

Um exemplo prático do impacto positivo das energias renováveis para a transição energética pode ser visto aqui mesmo, na Petrobras. Conquistamos o certificado internacional I-REC (Renewable Energy Certificate), que atesta que a energia elétrica utilizada em nossas operações industriais e administrativas no Brasil, em 2023, adquirida de fornecedores externos, originou-se unicamente de fontes renováveis — sendo elas hidrelétrica, eólica ou solar.

Com esse movimento, neutralizamos nossas emissões do “Escopo 2” pelo segundo ano consecutivo, associadas ao consumo de energia.

Energia eólica offshore no Brasil

Você sabia que nós somos a empresa com maior potencial em projetos de geração eólica offshore em estudos do Brasil, em capacidade protocolada junto ao Ibama? Também conduzimos a maior campanha de mapeamento eólica do país. E esse pioneirismo é de longa data.

Lá em 2013, instalamos a primeira torre anemométrica do país em ambiente offshore para avaliar o perfil de velocidade do vento e definir a altura de instalação das turbinas eólicas. Desde então, intensificamos campanhas de medição para avaliar a viabilidade técnica de futuras instalações de energia eólica no mar.

De olho no futuro das energias renováveis, solicitamos o início de processo de licenciamento de projetos em dez áreas brasileiras, com potencial total de 23 GW. O estudo de sete desses projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, aproveitando a alta velocidade e estabilidade dos ventos na região.

Além deles, também mantemos estudos em sete áreas do país em parceria com a Equinor, somando mais 14,5 GW de potencial total.

Conhecer nossos projetos em parceria com a Equinor

Por que se fala tanto em hidrogênio verde?

O hidrogênio verde (H2V) é o hidrogênio aquele produzido a partir de fontes renováveis, como a água. Ele tem um grande potencial para reduzir as emissões em setores que usam combustíveis fósseis e não podem ser eletrificados tão facilmente, como unidades de refino e o transporte de longa distância.

Ele já está presente em outras áreas da nossa na nossa vida há muito tempo, como em alguns alimentos. Agora, devido à evolução de preços e à melhora na eficiência dos processos industriais, temos a possibilidade de usar o hidrogênio para transportar energia, como combustível sustentável. Na prática, o H2V será o elo final para que o mundo possa efetivamente substituir o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, e chegar à emissão líquida zero.

O uso do hidrogênio verde tem quatro grandes fatores.

  • Baixo impacto ambiental: o H2V é uma fonte renovável de energia, com um papel crucial na redução de emissões de gases de efeito estufa.
  • Impacto econômico: o uso do hidrogênio também ajuda a reduzir de custo da eletricidade de origem renovável
  • Produção e uso versáteis: o hidrogênio pode ser usado como matéria-prima, para transformar algum produto, e também diretamente como combustível.
  • Segurança energética: algumas fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, têm uma abrangência muito local e sazonal: só há energia quando há sol ou vento. Nesse cenário, o H2V também é fundamental para garantir a oferta constante e segura de energia, também servindo como alternativa ao gás natural em alguns países.

Quer conhecer mais sobre o papel das fontes renováveis na transição energética? Assista ao 5º episódio da série "Um Brasil de Energia":

Texto copiado!
Notas
;

Leia também

Link da Notícia A importância da reposição de reservas de petróleo e da Margem Equatorial para a transição energética justa
Homem com uniforme da Petrobras e proveta de petróleo com o mar ao fundo.
Transição Energética
A importância da reposição de reservas de petróleo e da Margem Equatorial para a transição energética justa
post type icon
Artigo
7 min
Link da Notícia SAF: veja como investimos em tecnologia rumo ao futuro dos combustíveis sustentáveis
Avião grande na pista ao entardecer, com outro avião no céu e caixa de texto destacando investimento em combustíveis sustentáveis (SAF).
Transição Energética
SAF: veja como investimos em tecnologia rumo ao futuro dos combustíveis sustentáveis
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Biocombustíveis no Brasil: Produção Nacional impulsiona Transição Energética Justa
Gravação do podcast Nossa Energia, com dois apresentadores e dois especialistas em biocombustíveis.
Transição Energética
Biocombustíveis no Brasil: Produção Nacional impulsiona Transição Energética Justa
post type icon
Podcast
7 min
Link da Notícia Asfalto sustentável: estamos pavimentando caminhos para a transição energética
Fotografia de carro andando em asfalto. A imagem representa uma estrada.
Transição Energética
Asfalto sustentável: estamos pavimentando caminhos para a transição energética
post type icon
Artigo
2 min
Link da Notícia Biogás: o combustível que nasce do "pum" da bactéria
cultura de bactérias em petri
Transição Energética
Biogás: o combustível que nasce do "pum" da bactéria
post type icon
Artigo
4 min
Link da Notícia Qual o papel dos combustíveis marítimos de baixo carbono na transição energética justa?
Foto de navio cargueiro em alto mar, representando o uso de Bunker Petrobras.
Transição Energética
Qual o papel dos combustíveis marítimos de baixo carbono na transição energética justa?
post type icon
Artigo
7 min
Link da Notícia Quem é Petra? A pesquisadora do universo em quadrinhos da Petrobras
Ilustração do rosto de Petra, que tem cabelos e pele negra, usa óculos de proteção e macacão laranja.
Transição Energética
Quem é Petra? A pesquisadora do universo em quadrinhos da Petrobras
post type icon
Artigo
3 min
Link da Notícia Eficiência energética: como reduzir o consumo de energia para criar um mundo mais sustentável
Uma mão aberta num momento de que irá pegar algo. Entre os dedos, há uma ilustração do contorno de uma casa com os selos de eficiência energética, de A a G, dentro dela.
Transição Energética
Eficiência energética: como reduzir o consumo de energia para criar um mundo mais sustentável
post type icon
Artigo
7 min
Link da Notícia De IA a robótica: como usamos novas tecnologias para gerar a energia do futuro
Torres de energia eólica, e ao fundo uma paisagem do por do sol.
Transição Energética
De IA a robótica: como usamos novas tecnologias para gerar a energia do futuro
post type icon
Artigo
8 min